A acupuntura auricular consiste em perfurar com agulhas os pontos auriculares ou estimulá-los com outros métodos. A técnica da acupuntura auricular é de manejo simples e o efeito terapêutico é obtido com rapidez.
O uso dos pontos auriculares como método terapêutico data de tempos remotos da história da China, está registrado no Huang di Neijing, primeiro livro clássico da medicina chinesa.
Em outras publicações clássicas, em épocas posteriores, aparecem também registros sobre métodos de prevenção de doenças através de estímulos no pavilhão auricular e de diagnóstico através da observação deste.
Quando os órgãos internos ou determinadas partes do corpo estiverem doentes, surgem reações patológicas na orelha tais como dor à pressão modificação da função de condutividade, mudança de cor e nódulos, etc. As enfermidades podem ser tratadas fazendo a acupuntura nestes lugares, chamados de pontos auriculares.
A distribuição dos pontos auriculares correspondentes as diversas partes do corpo é semelhante a um feto que esteja colocado de cabeça para baixo. Geralmente os pontos correspondentes a cabeça e rosto estão localizados nos lóbulos; os pontos correspondentes as extremidades superiores encontram-se na cavidade escafóidea; os pontos correspondentes ao tronco e as extremidades inferiores estão distribuídos na antélice e nas regiões mais superiores e inferiores da raiz da antélice. Os pontos correspondentes aos órgãos internos estão concentrados na concha cimba e na concha cava.